quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pro ventilador

Desta vez algo um pouco mais pontual.
Um projeto de um escritório:



Com as dimensões de 20x15, um rabisco digital de um espaço que têm como função abrigar o suficiente para organizar um local de trabalho.Um escritório com um quê mais informal onde as mesas de trabalho estão dispostas no meio do grande salão e, quanto à essa disposição o pensamento foi:

- A tentativa de imaginar um micro-ambiente de trabalho onde os funcionários projetistas tenham um contato direto uns com os outros, ou seja, não há os tradicionais cubículos, não há divisórias entre as escrivaninhas.Uma é colada à outra, de duas em duas, parceiras, somando 8.As duplas de mesas são dispostas ao redor de uma mesa central, redonda, que contém uma união que segura as duplas como um centro gravitacional.Essa união pode ser periódicos de referências projetuais, um espaço para os funcionários discutirem rabiscos, uma mesa pra você mover sua cadeira da escrivaninha até ali e jogar um papo fora.

Ao fundo desse grande salão estão os banheiros, à esquerda.E à direita existe uma pequena copa e uma escada que leva à um mezanino que contém uma sala de reuniões mais reservadas.
Frente ao banheiro, por uma divisória existe um espaço para relaxamento, com estante de livros e periódicos e sofás.Um espaço de recreação, um espaço de puro descanso mental que têm o propósito de fornecer o 'pensar'.
A parede à direita possui algumas mesas projetuais para auxiliar o trabalho e retirando-o do 'exclusivamente virtual'.Algo requisitado pelo programa projetual e, necessário ao meu julgamento.É um partido de reflexão onde um projeto não nasce diretamente do virtual, mesmo que as vezes isso aconteça e, para muitos, é mais fácil dessa forma.Mas ainda existem os que preferem um 'start' no bom e velho papel e lápis.
A parte da frente está a entrada principal e única, que dá de cara para o espaço de plotagem e impressão.
Enfim, isso tudo é apenas um plano, rabiscos e uma idéia não finalizada.É uma continuidade de uma discussão que se deu por encerrada, enganosamente pois ainda falta muito empenho pra essa idéia tomar seu curso.Por exemplo faltam sinalizações e simbologias, não está explicito a materialidade nem as divisórias da forma correta.
Mas a idéia está jogada, bosta no ventilador, como sempre.

2 comentários:

  1. Sr. Arquiteto, o outro blog Nem toda palavra é... ainda continua?

    ResponderExcluir
  2. Uma vez eu visitei a Hok International em Londres (http://www.hok.com/). Foi o escritório mais bacana que já vi. Haviam vários espaços separados por paisagismo, urbanismo, decoração e até MARKETING! O local das amostras (arrumadíssimo, diferente daquela bagunça normalizada) ficava ao lado de um café com biblioteca, com muuuitos livros! Enfim, lindíssimo.
    Põe um café-biblioteca aí! Gostei do conceito e projeto!

    ResponderExcluir